domingo, setembro 09, 2007

Exposição de Fotografia

Exposição de Fotografia QUANDO "ELES ESTAVAM LÁ FORA"
MEMÓRIAS DA GUERRA DO ULTRAMAR


O Museu Etnográfico da Glória do Ribatejo recebe a partir do mês de Agosto e até Junho de 2008, uma exposição sobre memórias da Guerra do Ultramar.
“Quando eles estavam lá fora” – Memórias da Guerra do Ultramar”, é o tema de uma mostra que reúne fotografias de uma época particularmente dura para o país e para as famílias dos que estavam na guerra.


A Glória do Ribatejo, desde a Idade Média possuía o privilégio de ser um local onde os Homens estavam isentos de serviço militar. Este privilégio não é inédito nas povoações medievais, esta isenção procurava fixar elementos de população em locais ermos, e proporcionar-lhes desenvolvimento humano.

Segundo se consta havia uma lápide com a inscrição da isenção militar aos povoadores da Glória do Ribatejo, que estava afixada numa parede da igreja, e que desapareceu quando o primeiro gloriano foi convocado a prestar serviço militar ao Rei.

Alves Redol, no seu ensaio etnográfico dedicado à Glória do Ribatejo, afirma que esta dispensa militar manteve-se até à segunda metade do séc. XIX e quem foi o primeiro Homem gloriano a ser mobilizado: “contam os velhos, nas suas recordações da mocidade que na igreja havia uma pedra onde tal ordem se gravava e que dali levaram não sabem para onde. Foi há sessenta anos que de lá saiu o primeiro homem para servir o Rei e envergar fardeta – Francisco António Pereira Caneira, se chamava."

Sem comentários: